Os 50 rabinos mais influentes dos EUA
Tradução: Uri Lam
A revista norte-americana NEWSWEEK publicou a primeira lista lista por volta de abril de 2007, durante o feriado de Pessach, com a seguinte ressalva: "É uma lista subjetiva? Sim.” Agora no seu quarto ano, a lista inclui oito novos nomes e um novo rabino em primeiro lugar.
1.Yehuda Krinsky: líder do movimento Chabad-Lubavitch, Krinsky é a face contemporânea desta corrente chassídica. (2009 No. 4)
2.Eric Yoffie: representa mais de 1,5 milhão de judeus e mais de 900 sinagogas como presidente da Union for Reform Judaism (URJ). (2009 No. 8)
3.Marvin Hier: fundador do Centro Simon Wiesenthal em Los Angeles, Hier segue em seu trabalho incansável no combate a questões como o antissemitismo, o dogmatismo e ódio. As muitas conexões de Hier com importantes líderes políticos e com figurões da indústria do entretenimento dá a ele uma plataforma internacional para falar sobre diversas questões que afetam o povo judeu. (2009 No. 2)
4.Mark Charendoff: líder no campo do futuro da filantropia judaica, Charendoff é o presidente da Jewish Funders Network, organização internacional de fundações familiares, entidades filantrópicas públicas e doadores individuais. (2009 No. 3)
5.David Saperstein: acabou de concluir seu mandato como o único rabino a servir o presidente norte americano Obama na Casa Branca na pasta de crenças religiosas e parcerias afins, Saperstein continua a atuar como uma grande influência em Washington em seu papel como diretor do Religious Action Center (RAC) do Judaísmo Reformista. (2009 No. 1)
6.Schmuley Boteach: Autodenominado “O Rabino da América”, Boteach continua a compartilhar seus ponto de vista sobre casamento, relações familiars e relacionamento com o mundo, com presence regular no popular The Oprah Winfrey Show, conselheiro de diversas celebridades em seus momentos de crise e com a pulbicação de seu novo livro, “The Michael Jackson Tapes”. (2009 No. 7)
7.Irwin Kula: escritor best-seller que atua como co-presidente da CLAL (Centro Nacional Judaico de Ensino e Liderança – nos EUA). Conhecido nos EUA por seu comprometimento em reconstruir o perfil espiritual norte-americano. (2009 No. 10)
8.David Ellenson: sob sua liderança como presidente, o Hebrew Union College (HUC), de orientação reformista/progressista, continua a desenvolver, formar e apoiar as dinâmicas lideranças judaicas para o futuro. (2009 No. 5)
9.Robert Wexler: continua a influenciar gerações de estudantes e acadêmicos judeus como presidente da American Jewish University. (2009 No. 6)
10.Morris Allen: director de programa da Magen Tzedek, o selo de cashrut ético, Allen está mudando o modo como o mundo pensa o conceito de cashrut e os temas éticos que envolvem a questão de hechsher – a concessão do selo de “casher”. (Novo)
11.Uri D. Herscher: fundador, president e director geral do Skirball Cultural Center em Los Angeles. (2009 No. 9)
12.Norman Lamm: chancellor da Yeshiva University na cidade de Nova York. (2009 No. 14)
13.David Wolpe: considerado por muitos como o maior rabino de pulpit dos EUA e um dos grandes líderes do movimento Conservador, é rabino do Sinai Temple em Los Angeles. (2009 No. 11)
14.Yehuda Berg: conhecido como a liderança mundial do Kabbalah Centre. (2009 No. 13)
15.Joseph Telushkin: escritor best-seller e palestrante internacionalmente conhecido. (2009 No. 15)
16.Menachem Genack: diretor geral da Divisão de Cashrut da Orthodox Union, supervisiona e mantem diligentemente as rigorosas exigências de cashrut em meio à série de recentes escândalos envolvendo produtos casher nos EUA. (2009 No. 17)
17.Ellen Weinberg Dreyfus: president da CCAR (Central Conference of American Rabbis), representa cerca de 2 mil rabinos reformistas e progressistas. (2009 No. 18)
18.Avi Weis: um dos líderes do movimento conhecido como Modern Orthodox, comanda o Hebrew Institute de Riverdale, Nova York. Recentemente provocou polêmica na comunidade ortodoxa com sua controversa decisão de conceder à sua estudante, Sara Hurwitz, o título de Rabá (Rabina). (2009 No. 38)
19.Jeffrey Wohlberg: presidente da Rabbinical Assembly, a associação internacional dos rabinos Conservadores. (2009 No. 19)
20.Steve Gutow: presidente e diretor geral do Jewish Council for Public Affairs, a agência de gerenciamento e relações públicas da comunidade judaica norte-americana. (2009 No. 20)
21.Yehiel Eckstein: fundador e president da International Fellowship of Christians and Jews, é reconhecido como uma liderança judaica mundial na relação com cristãos evangélicos. (Novo)
22. J.Rolando Matalon: Rabino Senior da Congregação B’nai Jeshurun (BJ) na cidade de Nova York, congregação com mais de 1.800 famílias associadas. (2009 No. 16)
23.Dan Ehrenkrantz: como presidente do Reconstructionist Rabbinical College, é reoconhecido como um dos maiores especialistas em temas ligados ao movimento judaico Reconstrucionista na história do judaísmo norte-americano. (Novo)
24.Haskel Lookstein: é o principal rabino da Ramaz School em Nova York e rabino da Congregação Kehilath Jeshurun. (2009 No. 22)
25.Sharon Kleinbaum: Rabina Sênior da Congregação Beth Simchat Torah, a maior sinagoga do mundo para judeus GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). (2009 No. 25)
26.Jack Moline: líder espiritual da Congregação Gauds Achim em Alexandria, Vancouver, é também o novo diretor de política pública da Rabbinical Assembly, do movimento do judaísmo Conservador. (Novo)
27.Steven Wernick: foi indicado como o novo vice-presidente executive e director geral da United Synagogue of Conservative Judaism. (Novo)
28.Art Green: decano da Escola Rabínica do Hebrew College, é reconhecido internacionalmente como um autoridade em pensamento e espiritualidade judaica. (2009 No. 27)
29.Peter J. Rubinstein: Rabino Sênior da Central Synagogue de Nova York, congregação com mais de 1.700 famílias. (2009 No. 12)
30.M. Bruce Lustig: Rabino Sênior da maior sinagoga de Washington, a Washington Hebrew Congregation, com mais de 3 mil membros. (2009 No. 26)
31.Sharon Brous: Fundadora da comunidade espiritual progressista de Los Angeles IKAR, Brous tem recebido atenção e aclamação internacional por sua liderança e impacto na comunidade judaica. (2009 No. 31)
32.Michael Siegel: Rabino Sênior da Congregação Anshe Emet em Chicago, também conhecido nos EUA como co-diretor geral da Comissão Heksher Tzedek, que cuida do selo de cashrut ético. (Novo)
33.Abraham Cooper: Decano associado do Centro Simon Weisenthal e do seu Museu da Tolerância, é conhecido internacionalmente como um ativista pelos direitos humanos e pelos direitos judaicos. (2009 No. 29)
34.Arthur Schneier: conhecido como o primeiro rabino a receber o Papa em sua Park East Synagogue em Nova York, também é o fundador e president da Appeal of Conscience Foundation. (2009 No. 36)
35.Ephraim Buchwald: fundador do National Jewish Outreach Program (Programa Nacional de Alcance Judaico, nos EUA), que combate casamentos inter-religiosos e assimilação. (2009 Ranking No. 35)
36.Sara Hurwitz: recebeu atenção nacional e internacional quando o rabino Avi Weiss (No. 18) concedeu a ela o título de Rabá (Rabina). Ela é considerada a primeira rabina ortodoxa ordenada nos Estados Unidos, e vem causando grande impacto nas áreas consideradas aceitáveis por mulheres ortodoxas modernas. (Novo)
37.Kerry M. Olitzky: diretor executivo do Jewish Outreach Institute, é uma das maiores lideranças rabínicas em favor de aproximação de famílias inter-religiosas e não-afiliadas nos EUA. (2009 No. 34)
38.Bradley Shavit Artson: Decano da Ziegler School of Rabbinic Studies na American Jewish University. (2009 No. 40)
39.Naomi Levy: considerada uma líder no Movimento Conservador, escritora e palestrante nacionalmente reconhecida nos EUA e fundadora e dirigente do Nashuva em Los Angeles, Programa que busca reaproximar judeus afastados. (2009 No. 39)
40.Harold Schulweis: considerado uma das principais vozes do movimento Conservador. Conhecido internacionalmente como fundador do Jewish World Watch. (2009 No. 21)
41.Marc Schneier: president e fundador da Foundation for Ethnic Understanding, que busca fortalecer as relações entre comunidades étnicas nos Estados Unidos. (2009 No. 33)
42.Zalman Schacter-Shalomi: conhecido como o fundador do movimento Jewish Renewal nos EUA. (2009 No. 45)
43.Elliot Dorff: diretor-geral do Comitê da Assembleia Rabínica para Lei e Parâmetros Judaicos, é um dos maiores líderes da equipe que trata de Halachá no Judaísmo Conservador. (2009 Ranking No. 41)
44.Bradley Hirschfield: defensor nacionalmente conhecido nos EUA pelo diálogo inter-religioso e pluralismo, é co-presidentd of CLAL. (2009 No. 42)
45.Steven Leder: Rabino Sênior do Wilshire Boulevard Temple em Los Angeles e escritor best-seller. (volta à lista, da qual fez parte em 2008)
46.Ed Feinstein: Rabino Sênior da Congregação Valley Beth Shalom em Encino, California. (2009 No. 44)
47.David Stern: Rabino Sênior do Temple Emanu-El em Dallas, a maior congregação do Sudoeste norte-americano. (2009 No. 30)
48.Michael Paley: academic-residente e diretor do Jewish Resource Center da United Jewish Appeal (UJA) – Federação de Nova York. (2009 No. 50)
49.Jill Jacobs: especialista líder em temas de justice social judaica, rabino-residente no Jewish Funds for Justice. (2009 No. 48)
50.Mark Dratch: fundador do JSafe (Instituto Judaico de Suporte ao Ambiente Livre de Abuso), palestrante nacionalmente conhecido nos EUA e consultor em temas de violência doméstica, abuso de menores e assédio profissional na comunidade judaica. (Novo)