Parashat Itró
Uri Lam - para o Congregar (Congregação Israelita Paulista)
Faremos e Ouviremos ou Ouviremos e Faremos?
Se pudéssemos resumir a Torá em poucas palavras, o que diríamos? Há quem resuma a Torá ao pronunciar os nomes dos cinco livros do Pentateuco ou os nomes das porções semanais de estudo da Torá. Outros entendem que a Torá pode ser resumida em uma frase, versículo ou parágrafo que mais a caracteriza, como por exemplo: (1) O Shemá: Escuta Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um; (2) Veahavtá lereachá camôcha: Amarás ao teu amigo como a ti mesmo – era a opinião de Rabi Akiva, para quem esta frase resumia a essência de toda a Torá; (3) os Dez Mandamentos – cuja primeira versão integra a leitura da parashá desta semana; (4) Vezot Hatorá: Esta é a Torá que Moisés colocou diante dos filhos de Israel, dita por Deus, pela mão de Moisés; (5) Naassê venishmá: Faremos e ouviremos. Há outros exemplos, todos belos, significativos, valiosos. Mas se alguém lhe pedir para resumir, em poucas palavras, toda a Torá – o que você irá dizer?
A tradição nos conta que esta é a Torá de Moisés, a sua teoria colocada na prática, o seu modo de se relacionar com as pessoas e com Deus, a sua maneira de agir. Nesta semana, especificamente, somos apresentados a um Moisés extremamente solícito: durante um dia inteiro ele se senta para atender a todas as pessoas do povo, indistintamente. Todos mesmo – crianças, homens e mulheres, jovens e velhos, casais e famílias, todos em pé por horas a fio diante de um único homem, Moisés, que atende pessoa por pessoa. Esta é a sua Torá, este é o seu ensinamento, este é o seu modo de agir. Que homem bondoso é Moisés! Quanta dedicação, quanta empatia, quanta boa vontade! Mas será que Moisés é também eficiente? Será que de fato o povo está confortável e se beneficia da sua dedicação, empatia e boa vontade?
Moisés tem um sogro, Itró, sacerdote de Midian. Ele e Moisés têm uma ótima relação, de respeito e carinho, e também se reconhecem mutuamente como homens de grande sabedoria. Naqueles dias Itró levara até Moisés a esposa e os filhos – mas ele não deu muita atenção à família; estava muito ocupado com o trabalho insano de atender sozinho a todo o povo de Israel. Itró, que olhava a tudo de fora, perguntou ao genro: “O que você está fazendo?” e Moisés respondeu: “O povo vem a mim para consultar a Deus. Quando têm diferenças a resolver, julgo entre um e outro, e em seguida passo a eles as leis e ensinamentos de Deus”. “Não é uma boa ideia agir assim”, retrucou Itró, “você vai se acabar e o povo ficará esgotado.” e em seguida me parece vir a primeira grande lição da nossa parashá: “Moisés, primeiro transmita a eles os ensinamentos e as leis, mostre o caminho a seguir e como devem agir. Durante o processo você identificará os mais capazes, gente honesta e de confiança, reverentes a Deus. Faça deles os seus parceiros. Sendo muitos, eles julgarão o povo não um a um, mas a todos de uma vez, sem filas. Vai por mim, isso lhe facilitará a vida e todos, você e o povo, irão se beneficiar do trabalho em equipe”. Mais juízes para atender menos gente – pois ao conhecerem as regras, menos gente precisa de alguém de fora que lhe diga o que fazer.
Itró deu a Moisés dois conselhos essenciais para o gerenciamento de qualquer comunidade, grande ou pequena: (1) Primeiro ensine as regras e mostre como agir de acordo com elas, e só depois julgue – e não o inverso; (2) Ensine o que sabe para outras pessoas, busque encontrar entre eles os mais capazes, dedicados, confiáveis e honestos - e faça deles seus parceiros.
É para este povo – que primeiro aprende de Moisés e de sua enorme equipe de parceiros – que serão reveladas nesta leitura da Torá as palavras de Deus conhecidas como “Os Dez Mandamentos”. “Tudo o que o Eterno falar, nós faremos”, afirmou o povo a uma só voz.
Esta é a grande lição transmitida por Itró, o sacerdote de Midian, para nós, o povo de Israel, "um reino de sacerdotes, um povo sagrado" (esta é, pelo menos, a expectativa de Deus): primeiro ensinar, para que as pessoas possam aprender a distinguir uma coisa da outra e então possam agir com consciência. Nesta altura dos acontecimentos, a essência da Torá é "Ouviremos e Faremos".
Shabat shalom, de Jerusalém
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