Ethel Wengier - sua lembrança será sempre uma benção prá todos nós
Tem notícias que a gente não gostaria de escutar, nem de passar adiante.
A Ethel faleceu agora há pouco, 6 da manhã no Brasil (11 horas em Israel).
Grande amiga, figura quase lendária no Shomer Hatzair, sempre presente no Pletz, de opiniões fortes, inteligente, orgulhosa de ser judia, seu abraço judaico alcançava a todos, dos mais religiosos aos mais laicos.
Corajosa, sem papas na lingua, cobrava sempre uma ação mais contundente de nossa comunidade em temas delicados. na verdade só demonstrava o amor ao Povo Judeu, ao Estado de Israel, ao ser humano em geral.
Ethel lutava tanto pela vida nos últimos anos que dava a mim a impressão de que sempre deixaria o anjo da morte a ver navios.
Ethel, você deixa saudades e a nossa certeza de já estar discutindo umas tantas com Deus - e Deus sorri.
E hoje foi o brit milá do doce Aviv Iona ben Chaim veDevora Shalom, um menino lindo, e todos nós, do curso de rabinato, nos sentimos todos orgulhosos e felizes, todos dodim, todos tios e todos queridos do Chaim e Deby Shalom, pais do Aviv Iona. A cerimônia foi realizada na sinagoga Mevakshê Derech, Jerusalem.
E a Gladis me liga justamente no momento mais difícil em que eu soube da partida Ethel, para avisar do mesmo. E de um modo ou de outro, fizemos um estudo de Torá por telefone, que seguramente foi pela elevação da alma da Ethel. Obrigado novamente Gladys. Prá quem não conhece, a voluntária-mor e "anjo da guarda"dos olim brasileiros.
Toda saudade é um capuz transparente que veda e ao mesmo tempo dá a visão,
do que não se pode ver, porque se deixou prá trás, mas que se guardou no coração. (G. Gil)
Querida Ethel, um beijo e saudades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário