quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Rabino Yuval Cherlow – temos que facilitar a conversão dos novos imigrantes
Fonte: jornal israelense Maariv  (em hebraico)
tradução: Uri Lam 
O rabino Yuval Cherlow defende que a Halachá (a lei judaica) e a lógica devem agora assumir uma abordagem facilitadora no que tange à conversão de olim chadashim (novos imigrantes a Israel). Em sua opinião, uma abordagem rabínica que dificulte os processos irá causar um enorme aumento no número de casamentos mistos e na assimilação.
Em artigo publicado no website da Yeshivá Orot Shaul na cidade de Petach Tikva, o rabino Cherlow escreve que em uma situação normal é claro que deve haver uma abordagem rigorosa para quem deseja se converter ao judaísmo. Sua opinião é que hoje em dia vivem no país muitos israelenses que não são judeus segundo a Halachá: “Estima-se que justamente quem não converter os não judeus será quem aumentará o número de não judeus em Israel, porque estes são parte integrante da sociedade israelense, na próxima geração seus filhos em geral não serão reconhecidos como judeus e sim como não judeus, e aumentará enormemente o volume de casamentos mistos”.
O rabino Cherlow acrescentou, enfatizando: “É semelhante aos casos que as cortes rabínicas geram na política relativa aos divórcios, que aumentam o número de mamzerim (filhos de uniões matrimoniais fora do casamento) em Israel e afastam mais e mais pessoas da condição de se casarem conforme a religião de Moisés e de Israel, além desta rigidez levar a rumores terríveis”.
Contudo, o rabino Cherlow enfatiza que o desejo de tornar a abordagem mais fácil para os candidatos à conversão não autoriza de modo algum uma conversão em desacordo com a Halachá. Segundo ele, a lei judaica permite a adoção de uma posição facilitadora, e devido à situação a adoção dessa abordagem é uma necessidade imperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário