quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Guma Aguiar encontra-se com Guilad Schalit - Uma história prá lá de estranha
O bilionário brasileiro-americano-israelense Guma Aguiar, 32 anos, volta e meia retorna à mídia, embora eu tenha a impressão de que ele é mais discreto do que gostariam que fosse.
Desta vez Guma foi forçado a uma internação no Hospital Psiquiátrico Abarbanel por ordem judicial. Motivo? Teria ido a Gaza - e mais, teria se encontrado com Guilad Schalit, o soldado israelense sequestrado há 3 anos e meio. Um feito que nem a Cruz Vermelha teria conseguido.
A rádio estatal Kol Israel informou que Guma Aguiar, empresário do petróleo e "salvador" do time de futebol Betar Yerushalaim teria chegado nos 20 minutos finais da última partida entre o Betar e o Bnei Sachnin, no Estádio Teddy Kollek em Jerusalém, e justificou o atraso pois tinha dado um pulinho lá em Gaza e feito uma visita a Guilad Schalit em seu cativeiro e o teria libertado.
Aguiar deu uma entrevista ao jornal Kol Ha'Ir ("A Voz da Cidade", em Jerusalem) e contou: "Ele está em uma de minhas propriedades.(!!!) Eu disse a Schalit: 'Espero ver você em casa já nos próximos dias'. Ele respondeu que queria dizer à sua família o quanto os ama e o quanto ama Israel, e que espera que tudo acabe em breve. Eu já salvei milhares de pessoas, não só Guilad Schalit, e quero ser capaz de salvar milhares de pessoas todos os dias, e não apenas Guilad Schalit."
Conversa de maluco ou será que ele fez isso mesmo? 
Israel já teve outros bilionários que deram vazão às suas excentricidades em nome da paz. Há cerca de 20 anos o bilionário Abbie Nathan mantinha um navio em alto mar de onde transmitia a lendária e romântica rádio (e TV) "Kol Hashalom", a Voz da Paz. Certo dia pegou seu avião particular - ele era piloto - e voou até a Turquia para se encontrar com Yaasser Arafat, então líder da OLP e inimigo nº1 de Israel - e o encontro efetivamente aconteceu. Quando retornou a Israel foi preso imediatamente. O movimento pacifista Shalom Achshav (Paz Agora) fazia visitas constantes a Abbie na prisão, até que em poucos meses foi libertado por bom comportamento.
Desta vez é Guma Aguiar que teria chamado a si a responsabilidade e visitado Guilad Schalit. Ao retornar, foi internado em um hospital psiquiátrico. Que é coisa de louco o que ele fez ou diz ter feito, é mesmo. Mas terá sido uma loucura do bem ou um delírio psicótico? Na loucura que é esta situação de Guiolad Schalit, as negociações esquizofrênicas entre Israel e o Hamas em que tudo o que se fala não se escreve, tenho uma sensação de que Guma é dos loucos o menor e o mais bem intencionado.
Seja como for, a família Aguiar divulgou o seguinte comunicado: "Guma Aguiar foi submetido por um prolongado período de tempo a uma intensa pressão emocional, causada por processos judiciais maldosos nos Estados Unidos relativos à relações de negócios com seu tio no passado. Ele foi vítima de uma campanha de vigilância invasiva e de falsas acusações que atingiram o nível de terrorismo psicológico."
Até aqui acho plenamente verossímel que ele tenha sido submetido a este tipo de pressão. Jovem, bilionário, bem sucedido e bem relacionado, convencido de que deve distribuir parte de sua riqueza (descobriu um poço de petróleo nos EUA) com as mais diversas instituições, como modo de agradecer a Deus. Guma incomoda e muito. Não é preciso nem estar no lugar de Guma para ser chantageado e pressionado maldosamente.
No mês passado, Aguiar proclamou-se o novo proprietário do Betar - comprou de Gaydamak, judeu russo que sonhava ser prefeito de Jerusalém e acabou deixando o país - cinco meses depois de dar à equipe um patrocínio de US$ 4 milhões e tirar o time da situação de falência. Aguiar já doou também US$ 8 milhões ao projeto Nefesh b'Nefesh, que estimula a Aliá, a imigração de judeus a Israel principalmente da América do Norte.
Apesar do tom quase messiânico de Guma Aguiar de que teria se encontrado com Guilad Schalit e iria salvá-lo das mãos do Hamas (se conseguisse, seria um verdadeiro heroi nacional), seus porta-vozes negaram que o encontro tenha sido bem-sucedido e o governo o enfiou no hospital psiquiátrico.
E de onde Guma tirou o diálogo com Guilad Schalit?
Não sou lá de teorias conspiratórias, mas que a história está tremendamente mal contada, lá isto está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário