Conversões ao judaísmo via Internet
Curioso, tanta crítica é feita à orientação parcial para conversões realizada via internet por rabinos reformistas que os críticos de plantão não se dão conta de que o método é usado por rabinos de todos os movimentos judaicos, ortodoxo inclusive.
Em geral este tipo de orientação é dado a pessoas que vivem longe de centros judaicos organizadosou longe de comunidades que tenham rabinos. Desconheço se ocorre atualmente no Brasil, onde certamente a procura é grande; mas nos EUA e em Israel há dezenas de rabinos de todos os movimentos, cada um com seus critérios, oferecendo orientação parcial à distância, e contam hoje com cada vez mais recursos, aulas online com imagem e som, material de apoio no You Tube, apostilas e livros eletrônicos, e por aí vai.
Ok, nada substitui a comunidade e a presença física por inúmeros motivos, mas independente de termos capacidade de absorver a idéia, ela já está acontecendo há muitos anos. Acredito que a orientação à distância é uma realidade que veio para ficar - cabe balanceá-la e calibrá-la para cada propósito.
Agora o tribunal rabínico de Israel diz estar disposto a rejeitar candidatos à conversão orientados parcialmente (cerca de 70% do tempo ou mais) via internet, segundo noticiado no Jerusalem Post. Se a discussão está em pauta, significa que orientações à distância vêm ocorrendo em grande número e há um bom tempo no meio ortodoxo.
Para a preparação, os candidatos recebem conhecimento teórico e prático sobre judaísmo ortodoxo por meio de livros e participação online. Segundo o prof. Binyamin Ish-Shalom, presidente do Joint Institute for Jewish Studies, os resultados são benéficos para os candidatos que porém, segundo ele, precisam ter pelo menos nível universitário para acompanhar bem o processo. Eu teria comentários favoráveis e contrários a esta condição, mas este não é o lugar de fazê-los.
O Joint Institute conta com membros de todos os principais movimentos judaicos: conservador, ortodoxo e reformista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário