domingo, 1 de março de 2009

Rav Ovadia Yossef: Mulheres podem ler a Meguilat Ester para os homens
O líder espiritual do partido ortodoxo sefaradi Shas afirmou, em sua drashá de Motsaê Shabat (após o término do Shabat), que se em um vilarejo os homens não souberem ler corretamente a Meguilat Ester, mas uma mulher estudou e sabe, podem trazê-la para ler para eles e assim permitir que cumpram com a obrigação de escutar a leitura do Livro de Ester.


O rabino se contrapôs àqueles que são contra esta prática, baseados na afirmação de que a voz da mulher perturba, desnuda, desvia - a atenção dos homens para suas obrigações. Segundo ele, esta justificativa cabe nos casos em que uma mulher esteja cantando, “então você a escuta, gosta, e passa a cogitar...”, mas que a fala de uma mulher não leva a isto.

Porém, claro, enfatizou: “É claro que não se faz isso a priori. Quem trará uma mulher para tirar o lugar dos homens?”

Ok. Fica a pergunta: de acordo com este raciocínio, se em um vilarejo onde os homens não saibam ler na Torá e uma mulher sabe, podem trazê-la para ler para eles e assim permitir que cumpram a obrigação de escutar a leitura da Torá?

Na sinagoga Shirá Chadashá, em Jerusalém, de rito ortodoxo-moderno, as mulheres lêem na Torá - não no lugar dos homens, mas revezando-se com eles. A frequência aumenta dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário