terça-feira, 6 de abril de 2010

A Contagem do Omer - 1a Semana
Comissão Temática do Movimento para o Judaísmo Progressista
MaRaM (Conselho dos Rabinos Progressistas) de Israel.
Coordenação: Rabino Iehoiadá Amir e Naama Dafni-Kelen
tradução: Uri Lam
E contarão para vocês do dia seguinte ao dia festivo... sete semanas completas serão. Até o dia seguinte da sétima semana contarão 50 dias. (Lev. 23:15-16)
A contagem do Omer é feita entre Pessach e Shavuot, da Liberdade à Torá, da primavera ao verão. A contagem das semanas estabelecem a medida sagrada do tempo.
A tradição cabalista unificou cada uma das sete semanas a cada uma das "Sefirot": Chessed, Din (Guevurá), Tiferet, Netsach, Hod, Iessod, Malchut. Desta forma esta tradição simbolizou a conexão entre a plenitude da ação humana à profundidade do espaço Divino.
Por conta desta tradição, optamos por abrir nossos corações a cada semana a um ponto de vista que nos é dado pela relação entre uma Sefirá e a semana correspondente. Com isso levamos o mundo do que acreditamos e o sentimento que cada Sefirá desperta em nós, conforme as estruturas que a elas se relacionam de acordo com o mundo espiritual da tradição cabalista.
Primeira Semana - Chessed (Bondade)
Na leitura da Torá do Shabat de Chol Hamoed Pessach, Moshé, quando Deus se revela a ele, diz: "Eterno Eterno, Deus Misericordioso e Piedoso, que demora em irar-se e é pleno de bondade (Chessed) e verdade". Assim, Moshé conecta a bondade abundante à exigência da verdade. O povo que saiu do Egito alcançará a liberdade somente se souber caminhar pelo caminho da verdade e da justiça legal, e ao mesmo tempo transmitir a mensagem da prática da bondade e da justiça social.
Aquele que faz tsedacá e mishpat (justiça ao próximo e sentença da lei)
Rabi Eliezer disse: Todo aquele que faz tsedacá e mishpat, é como se preenchesse o mundo inteiro de chéssed (bondade), conforme está escrito: "Ele ama a justiça ao próximo e a sentença da lei - a bondade de Deus preenche o mundo". (Salmos 33:5)
Aquela que estuda a Torat Chéssed (a Lei da Bondade)
Rabi Eliezer disse: Qual é o sentido da passagem "Sua boca abriu em sabedoria, e Torat Chéssed (a Lei da Bondade) estava em seus lábios" (Provérbios 31:26)? Então haveria uma lei da bondade e uma lei que não é da bondade? Em vez disso: A Torá por si mesma, esta é a Torá da Bondade; e se não é por si mesma, esta é a Torá que não é da bondade.
Aqueles que ensinam Torá
Há quem diga: A Torá para ser ensinada, esta é a Torá da Bondade; se não for para ser ensinada, esta é a Torá que não é da bondade.
Talmud Bavli, Sucá 49b

Famílias de um centro de educação para cegos em Jerusalém
Erez Biton
E nós, crianças do centro de educação para cegos em Jerusalém
Nos aproximamos sete crianças de outra criança
E dizemos a ele: Seja nosso pai.
E dizemos a ela: Seja nossa mãe.
E o corpo de uma criança encontra o corpo de outra criança
para nos aquecermos. Um instante de encontros.
E criamos famílias e famílias
E chamamos a um menino de Aba Shalom (papai Shalom)
E chamamos a uma menina de Ima Shoshana (mamãe Shoshana)
E a outra menina eu gostaria de chamar de minha irmã, minha irmã Rachel
E a outro menino eu gostaria de chamar de meu irmão, meu irmão Iossi
E assim fazemos de conta que somos uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário