100 milhões de Shekels ou Se eu Fosse o Safra
Este é o provável prêmio da Mega-Sena acumulada para o próximo sábado no Brasil: R$ 52 milhões de reais, cerca de 105 milhões de shekels (não é por ser tantos milhões que vamos cortar 5 milhões no final só prá arredondar né?), quase US$ 30 milhões de dólares.
Se ganhar, monto a Yeshivá Progressista do Brasil com duas sedes: uma em São Paulo e outra no Rio, com 2 campi, acomodação e bolsas de estudos (para quem precisar) para estudantes de todo o Brasil. Traremos professores de Israel, EUA, Alemanha, Rússia, Argentina e, claro, do Brasil. estimativa: uns 15 milhões.
1 milhão eu investirei na edição de livros judaicos clássicos e progressistas, quem sabe as tantas edições da Torá com comentários progressistas, as edições do método TALI, o Talmud Steinsaltz com tradução para o português, todos os midrashim, o resgate dos livros e do talento de Scholem Asch, o estímulo a escritores judeus brasileiros, e por aí vai.
Uma grana boa, a definir, irá reformar a biblioteca da CIP, recuperar preciosidades do seu acervo, informatizar, atualizar e abrir ao público, como era antigamente. No meu sonho megassênico, transformarei o 5º e 6º andares da CIP em um centro cultural judaico com entrada independente da congregação - um super Beit Midrash com biblioteca, sala de pesquisa e de leitura embaixo, livraria, café a céu aberto com cadeiras e guarda-sois na cobertura e uma sinagoga envidraçada (vidros a prova de som) para ver o nascer do sol e receber o por do sol, com a luz do sol, por exemplo, ou rezar vendo as estrelas ou as gotas de chuva.
No mais, uma parte boa vai para meus pais, irmãos e respectivas famílias, e o que restar, que certamente não será pouco, será para colocar em prática meus projetos de vida, os já sonhados e os por sonhar - família, filhos, livros, árvores... e que tudo seja autosustentável, de modo que deixe uma boa reserva para que outros venham a ter com que colocar seus sonhos em dia no futuro.
Sonhando alto? :-) Se eu fosse o Safra (ou só o S do Safra), lalalalalalalalalalalalalala... :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário