terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Estudos Judaicos - 1º Kislev 5771, 7/11/2010
Por Ocasião da Entrega do Talmud Steinsaltz Completo
Rabino Adin Steinsaltz, com um volume de seu Talmud

Neste dia, um domingo, irá se festejar em alto estilo por um motivo digno de toda comemoração: após 45 anos de trabalho árduo que resultarão em 45 volumes do Talmud totalmente totalmente pontuado e comentado, o rabino Adin Steinsaltz realizará uma cerimônia de Sium haShas, de comemoração por completar esta obra monumental. No mesmo dia, duzentas comunidades judaicas ao redor do mundo irão celebrar simultaneamente este acontecimento histórico com um Dia Mundial de Estudos Judaicos.  Participarão comunidades judaicas de Paris a Nova York, de Moscou a São Paulo, de Jerusalém a Tel Aviv. Em cada local haverá aulas para todos os níveis sobre pensamento judaico. Na conclusão do evento será recitado um Hadrán Kadish* especial em homenagem ao rabino Steinsaltz, com transmissão ao vivo de Jerusalém para o mundo via Internet em banda larga.
* Hadrán Kadish - Hadrán vem da raiz hebraica "hadar", que significa voltar ao início e recomeçar. Normalmente é feito após a conclusão do estudo de um tratado do Talmud e simboliza a intenção de voltar e estudar novamente o mesmo tratado. Entre diversos costumes, Também é feito  um Hadrán Kadish ao se completar o estudo de todo o Talmud - como será o caso em que se entregará oficialmente o Talmud Steinsaltz completo. Antes é feita uma drashá, um estudo comentado diante dos presentes, sobre a página do Talmud lida no dia, relacionando o seu conteúdo ao conteúdo do estudo que vem em seguida. Algo semelhante ao que se faz em todas as comunidades judaicas por ocasião de Simchat Torá, quando se completa festivamente a leitura de Devarim (Deuteronômio), o quinto dos Cinco Livros de Moisés, e se reinicia imediatamente com a leitura do primeiro livro, Bereshit (Gênesis). O Kadish é lido sempre após a conclusão de uma seção de estudos, quando os estudantes engrandecem e santificam o Nome de Deus e, por fim, pedem a Deus que promova a paz para o povo de Israel e para o mundo inteiro.
Um dos maiores acontecimentos judaicos em séculos 
O Talmud Steinsaltz é tido por muitos como um dos maiores acontecimentos em termos de estudos do Talmud nos últimos séculos. Os comentários de Steinsaltz, ao lado dos comentários clássicos, oferece condições para que um número substantivamente maior de pessoas no mundo possa estudar o Talmud e ter acesso à sua sabedoria milenar e atual. Há quem diga que o que Rashi fez pelo estudo do Talmud desde o séc. 11, Steinsaltz fará pelo estudo do Talmud a partir do séc. 21.
Eu concordo plenamente. Sou particularmente grato ao rabino Steinsaltz e à sua obra, que vem me ajudando muito a me familiarizar com o modo de pensar e de refletir dos sábios de nosso povo, e me permite descobrir dia a dia algo novo e surpreendente.
Nos últimos tempos cada vez mais sinto que o meu modo de rezar é através do estudo, que estudar de modo compenetrado e atento é, para mim, a melhor maneira que encontro de rezar. Neste sentido, o Talmud Steinsaltz se torna como que parte do meu sidur, entre outras "rezas/estudos". Assim como há lehitpalêl (rezar, mas também cuidar de si mesmo, refletir), deveria existir o verbo lehitlamêd: estudar-se, refletir-se, ensinar-se.
Ieshar Cochachá, rabino Steinsaltz, que as suas forças continuem inteiras e você continue a contribuir com o acesso à sabedoria judaica até os 120 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário