Mulheres, Tefilin e Chabad não se misturam
Maggie Anton, 16 de agosto de 2009
Autora da série de livros "As Filhas de Rashi" (em inglês)
Veja aqui o blog de Maggie Anton
tradução: Uri Lam
Obs.: se você é um grande fã do Chabad, não leia.
Há algum tempo configurei o Google Alerts para "Filhas de Rashi" e "Maggie Anton," para que me enviasse e-mails sempre que esses dois temas aparecessem na internet. A idéia, claro, é descobrir quem está postando sobre mim ou sobre meus livros. Mas, ocasionalmente algo mais aparece, como no artigo publicado no site do Chabad, "Por que eu não coloco Tefilin". (em inglês)
Eu poderia dizer pelo título,"Por que eu não coloco Tefilin", que o artigo provavelmente me deixaria chateada, mas eu li mesmo assim e, de fato, me senti muito triste quando terminei. Aqui está esta pobre mulher, que anseia estar mais perto de Deus, que quer cumprir as mitsvot de tefilin e tsitsit, que gostaria de homenagear seu avô, rezando com seus pertences religiosos - e ela é criticada como sendo egoísta, e nem em um plano espiritual elevado o suficiente, mesmo em comparação com Nadav e Avihu [filhos do Sumo-Sacerdote Aarão, que foram mortos por oferecerem um 'fogo estranho', em vez do sacrifício apropriado].
Me dói o coração que essa mulher desencorajada, que só quer cumprir mitsvot - das quais ela é isenta - em devoção a Deus, é repreendida como se quisesse cometer um pecado. Ninguém lhe disse, no entanto - embora eu pense que o seu rabino saiba disso - que Rabênu Tam [neto de Rashi] declarou que qualquer mulher que, por seu próprio náchat ruach [satisfação espiritual], pretenda cumprir mitsvot dos homens das quais ela está isenta, certamente pode certamente cumpri-las. Além disso, ela também deve dizer a brachá, a bênção apropriada ao cumprimento destas mitsvot [Talmud Bavli, Rosh Hashaná 33a]. Todos os judeus ashkenazim de hoje em dia seguem as decisões de Rabênu Tam, e apesar disso o rabino desta mulher a deixa imersa na ignorância e na vergonha.
Poderia se pensar que o Chabad - cujo objetivo é, supostamente, levar mais judeus a cumprir mais mitsvot - incentivaria as mulheres que quisessem usar tefilin e tsitsit. Bem, lamento dizer, mas ninguém pode me convencer que Deus prefere que os homens rezem usando talit e tefilin e as mulheres não. E porque eu tenho estudado bastante Talmud para saber o que Rabênu Tam disse [estudar Talmud é outra das mitsvot que as mulheres no Chabad não cumprem], estou bem ciente de que as mulheres podem de fato colocar tefilin - desde que digam a brachá, a bênção apropriada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário