Sai Dibuk!!!
Segundo notícia publicada no jornal Maariv, o rabino David Batzri, tido como um grande cabalista, realizou na última quarta feira pela primeira vez um ritual de expulsão de dibuk a distância, em videoconferência de Israel diretamente para onde? Brasil-il-il!
Um site ortodoxo publicou que, devido ao processo incomum, a expulsão do espírito durou horas, durante as quais o rabino e dez alunos seus repetiam sem cessar versículos bíblicos e fórmulas cabalísticas. Até que finalmente às 11 da noite o dibuk deixou o corpo do brasileiro. Diga-se de passagem, em um país onde a expulsão de encostos e de espíritos malignos é transmitida ao vivo pela TV em programas de igrejas pentecostais, e coisa comum entre diversas crenças do sincretismo religioso brasileiro, não se estranha que o ritual tenha sido justamente realizado com um brasileiro.
Segundo a tradição judaica o dibuk seria algo como o espírito de um morto que assume o corpo de uma pessoa viva. Esta perde a consciência, passa a falar coisas estranhas em outro tom e às vezes em outra lingua. Na Europa oriental em certos meios judaicos desenvolveu-se todo um ritual baseado em práticas e fórmulas cabalísticas a fim de tirar o dibuk de dentro do coitado ou coitada que o carrega - para a alegria de escritores como Isaac Bashevis Singer e seus leitores.
Shabat shalom, e sem dibuk:-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário