Parashat Vaierá (Congregar - CIP)
7/11/2009 - 20 de Cheshvan 5770
Uri Lam
“Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana.” Anne Frank
Na época em que três estrangeiros se aproximaram da sua casa, contam os nossos sábios que Abrahão ainda se convalescia da sua brit milá. Ele e sua esposa Sara não haviam sido agraciados com crianças e, na idade avançada em que estavam, isso era tão improvável como um cego de nascença passar a enxergar. Após receberem os visitantes inesperados com o que tinham de melhor, um dos homens afirmou: “No ano que vem eu voltarei aqui, e Sara, tua mulher, terá um filho.” O que vieram fazer os outros dois na tenda de Abrahão? A Torá não explica. Em seguida dois dos homens partiram para Sodoma e Abrahão os acompanhou, pois estava preocupado com o que estava para acontecer.
Foi quando Deus lhe contou que destruiria Sodoma e Gomorra, dada a maldade de seus habitantes. O patriarca retrucou: “Mas Deus, Você vai destruir o homem justo juntamente com o homem mau?”
Abrahão é conhecido como um homem bondoso e que acredita na bondade do ser humano. Suas portas estavam sempre abertas. Porém ele não se preocupava somente com quem estivesse perto, como os três estrangeiros, mas com a vida de todas as pessoas, mesmo as que viviam longe. Aprendemos no Talmud que “Quem preserva uma única vida... é como se preservasse um mundo inteiro” (San’hedrin 37a). Conseguir salvar alguém de Sodoma era tão remoto quanto Abrahão e Sara terem filhos. Mas para ele, salvar uma vida equivalia a gerar uma vida. Ambas fazem parte inerente do Pacto com Deus.
Diversas fontes judaicas buscaram detalhar mais o que lemos na Torá sobre cada um dos estrangeiros que visitaram Abrahão e Sara naquela tarde. Afinal, não estava claro o que dois deles foram fazer lá. Segundo o Midrash Tanchuma, o primeiro disse a Sara que ela teria um filho, o segundo anunciou a destruição de Sodoma e o terceiro salvaria a vida de Lot, sobrinho de Abrahão que vivia naquela cidade. Já o Talmud entende que eles eram três anjos: Michael contou a Sara que ela teria um filho, Gabriel anunciou a destruição de Sodoma e Rafael veio curar Abrahão das feridas da circuncisão. Uma terceira explicação, ao buscar conciliar as duas fontes anteriores, conta que, uma vez recuperado com o auxílio do anjo Rafael, Abrahão acompanhou os anjos no caminho para Sodoma. Nisso Deus lhe contou o que aconteceria e, graças ao seu questionamento se era certo matar um homem justo juntamente com os maus, Lot foi salvo. Assim, ao curar Abrahão, indiretamente Rafael salvou também a vida de Lot.
Mas como sabemos que aqueles homens eram anjos, se está escrito, no início do capítulo 18 de Gênesis, que eram três homens os que se apresentaram diante da tenda de Abrahão e Sara? Na sequência da parashá Vaierá lemos: “Dois anjos vieram a Sodoma à noite, e Lot estava sentado junto ao portão de Sodoma.” (Gênesis 19:1). Podemos entender desta passagem que somos capazes de saber que toda pessoa é potencialmente um anjo e que na maior parte das vezes, descobrimos isso somente depois do bem que ela nos fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário