Uma reflexão sobre ahavá e tikun
Duas expressões expressam duas ações, que levam a ideologias judaicas diferentes: ahavat Israel, amor a Israel, e Tikun olam, consertar o mundo para que seja melhor.
Hoje em dia é comum, no meio ortodoxo, elogiar uma ação vinda de um judeu como ação de ahavat Israel, de amor a Israel. No meio liberal, é comum buscar ações que reflitam tikun olam, fazer algo, desde uma perspectiva judaica, que se reflita na recuperação e melhora das condições de vida de outros seres humanos, judeus e não judeus, e do universo como um todo.
Podemos pensar também em suas variantes: Ahavat Olam, amor ao mundo, e Tikun Israel, consertar Israel, para que seja melhor.
Ahavat Olam, o amor de Deus é voltado para toda a Sua Criação, assim também o nosso amor como judeus deve ser voltado para todos, não apenas para Israel. E Tikun Israel: para que possamos fazer do mundo um lugar melhor, é preciso revermos nossos conceitos como judeus, refletirmos e agirmos para reparar nossos erros e nos tornarmos pessoas melhores. Não se dizer que para sermos bons temos que ser yidn, judios, judeus; para sermos melhores temos que ser mentsch, temos que ser gente.
Ahavat Israel é muito, mas insuficiente.
É preciso Ahavat Olam.
Não há como uma pessoa que não se torna melhor tornar o mundo melhor.
shabat shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário