quarta-feira, 1 de abril de 2009



O "primo" Yuval Steinitz é o novo ministro das finanças de Israel
Ontem eu soube que um parente distante, que eu mal conhecia, tornou-se ministro das finanças do novo governo israelense. É o 32º governo desde a independência em 1948, há quase 61 anos. (Exagero de mudanças políticas: média de um novo governo a cada 23 meses.)


Bom, é mais “mishpuche” (agregado à família, digamos, em tradução livre). Filho de um primo do marido da sobrinha da minha avó (pois é, eu sei). Em outras palavras: um Steinitz, que se tornou familiar dos Cukierkorn, que se tornou familiar dos Lam. Bom, é isso.

Yuval Steinitz, 50 anos, é filósofo por excelência: PhD em filosofia pela Universidade de Tel Aviv, com graduação e mestrado em filosofia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Um filósofo no poder! Sonho de Platão. Embora tenha iniciado sua vida política nos anos 1980 ao se filiar ao Shalom Achshav (Paz Agora), de orientação pacifista e esquerdista, opôs-se aos acordos de Oslo e passou para o outro lado do espectro político, filiando-se ao direitista Likud.

Homem de confiança de Benjamin Netanyahu, o novo primeiro-ministro, Steinitz, especialista em estratégias e táticas militares, ainda não goza de muita confiança para o novo cargo – esperava-se que o próprio Bibi Netanyahu assumisse a posição. Mas há esperança de que a sua respeitada capacidade de enxergar as questões globalmente, atreladas à proximidade com o primeiro ministro, mais afeito às questões econômicas, gere um bom resultado.

Espero que sim. Israel não vive numa bolha fora do mundo, como alguns imaginam. A crise alcançou a Terra Santa também. Só nos últimos 5 meses houve uma perda de quase US$ 4 bilhões em exportações, gerando a perda de pelo menos 40 mil empregos. Em um país com 7 milhões de habitantes, é uma enormidade.

Segundo o economista Shlomo Maoz, “Steinitz é inteligente e pode trazer uma nova maneira de pensar a política econômica se estiver cercado de bons conselheiros.”

Temos muito trabalho duro pela frente”, diz Steinitz. “Agiremos com agilidade e responsabilidade, determinação, calma e critério para fortalecer a economia.”

Que o “primo” Yuval Steinitz seja bem-sucedido em domar as finanças israelenses e colocar a economia para frente de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário