quarta-feira, 8 de abril de 2009

EU FUI! (BIRCAT HACHAMÁ, 4A FEIRA, 14 NISSAN 5769 / 8 ABRIL 2009)
aqui já são 8:35. os primeiros raios de sol surgiram por volta das 6:00, estávamos na Tayelet, um calçadão muito bonito próximo a Kiriat Moriá, com uma linda vista para Jerusalém, a cidade antiga e o deserto ao fundo. Diversos minianim, inúmeros diferentes grupos compunham uma sensação, novamente, de diversidade. Desde ortodoxos a ortodoxos modernos, conservadores, reformistas, todos juntos, em um agradecimento a Deus pelo sol. Desde o minian da Shirá Chadashá, ortodoxo moderno, com acompanhamento de violino, até comunidades do movimento Renewal, acompanhadas de violões, até grupos cujas vozes melódicas se misturavam às vozes de outros grupos com outras vozes, de homens e mulheres. Famílias com crianças. Gente de olhos fechados abraçados pelo sol. uma mulher concentrada em suas orações, envolvida pelo sol, por seu talit e seus tefilin. Ao lado um homem, envolvido em suas orações, concentrado no sol, coberto por seu talit e seus tefilin. Tudo junto. Todos respeitando a todos.
Há algo de saudável neste centro - reformistas, reconstrucionistas, conservadores, renewal, ortodoxos modernos - muito interessante. Eles se tocam, se misturam, se fundem, mantendo suas nuances, mas sem rompimento. Os extremos, (eu diria que todos os três principais movimentos têm seus extremos) se afastam do foco e rompem a harmonia. Ao tentarem impor as regras do jogo uns aos outros, interrompem a noção de continuidade de CLAL ISRAEL.
Bendito seja o Criador do Sol, que afinal de contas nos criou todos igualmente capazes de sermos aquecidos e iluminados pelo astro ao redor do qual gira o nosso planeta.
chag sameach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário