Saul Suslick z´l
Comunidade Judaica de Campinas está mais triste hojeOntem, Shabat Chol Hamoêd Pessach, faleceu Saul Barisnik Suslick, professor titular da Unicamp, membro ativo da Loja Bnai Brith Campinas e dirigente ativo da Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob de Campinas (SIBBJC), a única sinagoga da cidade.
Há quinze dias Saul e sua esposa Desirée organizaram o Seminário de Capacitação em Direitos Humanos para jovens universitários, com grande sucesso.
Segundo a Bnai Brith, importante instituição judaica cujos princípios estão nos direitos humanos e na ajuda ao próximo, "Perdemos um verdadeiro irmão, participativo e engajado, que soube transmitir aos seus filhos Julia e Joel o orgulho de ser judeu."
A Unicamp, onde era professor, também soltou o seguinte comunicado:
[11/4/2009] Faleceu na manhã deste sábado (11), o professor Saul Barisnik Suslick, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. O sepultamento será neste domingo (12), às 13 horas, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Entre outras funções na Unicamp, Suslick foi diretor-associado do IG (1990-93), chefe de Departamento (1993/96) e diretor do Centro de Estudos de Petróleo da Unicamp (Cepetro), de 2002 a 2008. Foi um dos vencedores do Prêmio Zeferino Vaz em 2004.Professor Titular da Unicamp desde 1996, Suslick era geólogo pela USP (1974), onde realizou sua dissertação de mestrado (1978) e o doutorado (1986). O pós-doc aconteceu na Universidade do Arizona (1989/90) e a Livre Docência na Unicamp (1990). Suas pesquisas envolviam técnicas de análise de decisão aplicadas à indústria do petróleo e mineração, análise econômica de mercados de commodities minerais e petróleo, avaliação econômica de ativos minerais e de petróleo (Real Options, Portfolio), métodos quantitativos aplicados à indústria de commodities minerais e do petróleo.
Na comunidade judaica de Campinas Saul foi presidente, diretor, mas principalmente um judeu sempre presente, acompanhado de sua esposa Desirée, também ela muito envolvida, e de seus filhos Joel e Julia.
Do que me lembro dos meus 6 anos em Campinas, dos quais 4 dirigindo os serviços religiosos da comunidade judaica local, Saul sempre passou tranquilidade e equilíbrio, respeito à tradição judaica e aos mais velhos da comunidade.
Fica o meu carinho e abraço caloroso à família e aos amigos, e que Saul Suslick, que a sua lembrança seja sempre para a bênção, descanse na corrente da vida eterna junto a seus irmãos do povo de Israel.

Nenhum comentário:
Postar um comentário