E Contarás ao Teu Filho e à Tua Filha
Link: http://www.nrg.co.il/online/1/ART1/869/880.html (em hebraico)
Tradução: Uri Lam, março de 2009
Direitos iguais entre homens e mulheres nem sempre andam de mãos dadas com a religião, mas neste ano as feministas podem se orgulhar da primeira Hagadá de Pessach igualitária. (em Israel - N. do T.)
Rina Shakdi-Cohen, formada em estudos de literatura e educação, ativista do movimento pela paz e direitos iguais entre homens e mulheres, lançou uma Hagadá de Pessach tradicional adequada ao espírito igualitário do século 21.
Na nova Hagadá, publicada pela editora Ofir, destacam-se as personagens femininas. Tudo o que está escrito na Hagadá tradicional em linguagem masculina ganhou também termos na linguagem feminina. Há, por exemplo, frases como: “E contarás ao teu filho e à tua filha” ou “em relação a quatro filhos e quatro filhas disse a Torá”.
Shakdi Doron conta: “Para esta Hagadá me baseei na afirmação de Rabi Akiva: ‘Graças às mulheres justas que havia naquela geração o povo judeu foi salvo do Egito.’”
Além disso há textos dos sábios do Talmud sobre cada uma das heroínas dos relatos da Hagadá, junto a ilustrações destas mulheres.
“A saída do Egito é um relato importante e que atrai a atenção, mas é um evento de todo o povo de Israel, não apenas da sua metade masculina”, diz Shakdi-Cohen. “Para mim é importante que os leitores, sejam adultos ou crianças, recebam a verdadeira imagem dos acontecimentos que ocorreram o poço de Israel no início da sua jornada.”
Shakdi-Cohen pesquisou a questão do feminino no relato da saída do Egito por mais de um ano. “De todos os materiais coletados por mim, vem à tona que os homens daquela época eram passivos e as mulheres, por conta disso, eram muito mais ativas”, conta sobre suas descobertas, que as feministas entre nós diriam que não surpreende. “Tem as criadoras de Moisés, Shifrá e Puá, a mãe de Moisés – Iochéved, sua irmã – Miriam, e a filha do Faraó que o resgatou das águas e o levou para sua casa – o palácio do Faraó, e graças a ela ele se tornou o grande líder do povo de Israel. Cada uma destas personagens femininas é descrita de forma extensa na Hagadá, de um modo que até hoje não havia sido feito em relação a elas.”
A Hagadá de Pessach igualitária pode ser adquirida nas livrarias em Israel (e provavelmente logo no site www.amazonbooks.com) . Seu preço em Israel é de 98 shekels, aproximadamente R$ 55,00.
Quem sabe logo encontremos, entre aqueles da comunidade judaica brasileira que defendem a igualdade entre homens e mulheres no que tange à vida judaica, interessados em publicar esta Hagadá de Pessach em português. Eu adoraria fazer parte deste projeto e começo a pensar nele a partir de agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário