quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Shas apresenta: “Entrevista para conversão lituana”
Coluna de humor do boletim Iom Leiom (Dia a Dia), publicado pelo movimento religioso sefaradi Shas, do rabino Ovadia Yosef, sobre os aspectos da conversão ortodoxa ashkenazi lituana ao judaísmo.
Fonte: Yedioth Acharonot, 03/02/2011
Trad.: Uri Lam

 ***
- Você aceita para si o jugo da Torá e das mitsvot (mandamentos)?
- aceito.
- aceita de verdade ou só diz isso da boca prá fora?
- aceito de verdade.
- O que isso quer dizer?
- Que eu aceito para mim de verdade o jugo da Torá e das mitsvot.
- Tudo tudo?
- Tudo.
- Todas as mitsvot?
- Todas as mitsvot.
- Até a última vírgula?
- Até a última vírgula.
- Shabat, cashrut, pureza familiar, tudo?
- Sim, certamente. Shabat, cashrut, família, tudo.
- E sobre a educação dos filhos, você os mandará para as  nossas instituições?
- Só para as suas instituições.
- E se nós não quisermos recebê-los, você os mandará para uma instituição sefaradi?
- Sim.
- Sim o quê?
- Se vocês não quiserem recebê-los, vou mandá-los para uma instituição sefaradi.
- Então saiba desde já que nós não queremos recebê-los.
- Por quê?
- Este não é um tema para não judeus. Nem os judeus entendem isso.
 - Ok.
- Tem certeza?
- Tenho certeza.
- Você não vai reclamar?
- Eu não vou reclamar.
- E a sua hashkafá como judeu, será uma hashkafá lituana?
- o que é “hashkafá”?
- Esquece. “Lituana” você sabe o que é?
- Sim. É claro.
- Então é suficiente.

** *
 - Você ouvirá só o que os nossos rabinos lhe disserem?
- Sim.
- E só estudará pelos livros que lhe forem indicados?
- Definitivamente.
- E se vestirá só como acharmos que deve?
- Só como vocês acharem que devo. Kipá srugá (de crochê) tudo bem?
- Deus nos livre. Rejeitada em todos os aspectos.
- Eu não entendo disso. Chapeu de Chassid está bem?
- Não. Os chassidim são “vagabundos”,  você não tem ideia.
- Eu não sabia. Então vestirei um chapéu do Chabad.
- Você está louco? Ele são uma “seita” total.
- Então talvez um chapéu iemenita tradicional.
- De jeito nenhum. Afaste-se dos Frankistas.
- Então vou vestir o quê?
- Kipá preta, casaco escuro e chapéu de yeshivá.
- É obrigatório?
- Claro, é obrigatório.
- Então eu concordo.
- Beleza. Portanto você concorda realmente em aceitar para si o cumprimento de todas as mitsvot, das mais fáceis às mais difíceis?
- O que tudo isso tem a ver com aceitar as mitsvot?
- Claro que tem a ver. Este é o modo judaico.
- Então eu aceito.
- Sem quaisquer reservas?
- Sem quaisquer reservas.
- O que significa “sem quaisquer reservas”? Especifique.
- Eu aceito para mim o cumprimento de todas as mitsvot, das mais fáceis às mais difíceis, sem quaisquer reservas.
- Com toda a seriedade?
- Com toda a seriedade.
- Com certeza?
- Com certeza.
- Você não se conectará – misericórdia – à sombria e miserável Internet?
- Deus me livre.
- Nem lerá a revista semanal “charedi” (ultra-ortodoxa)?
- Espere um pouco, por que não?
- Porque ela destrói a educação das crianças.
- Então é claro que não lerei.
- Exceto o “Yated Neeman” (boletim semanal ultraortodoxo de Nova York), claro.
- Qual é a diferença?
- Não há nenhuma diferença. Mas essas são as instruções que recebemos.
- Então tá, que seja.

 ***
- É desagradável para nós, mas precisamos saber, o que acontece se um rabino X discordar do seu rabino, o que você fará?
- O que eu tenho que fazer?
 -Você irá escutá-lo?
- Não.
- Você irá respeitá-lo?
- Sim.
- Inaceitável para nós. É proibido que isso aconteça.
- Por quê? Ensinaram-me que “estas e aquelas são palavras do Deus Vivo”, não é assim?
- Não mesmo. A sabedoria da Torá é uma só.
- Então o que vocês querem?
- Não muito. Apenas a expressão veemente de protesto, surpresa, choque e desgosto.
- Agora sou eu que estou em estado de choque.
- Com o que exatamente você se chocou?
- Com esta exigência tão estranha.
- Você não tem escolha. Este é o modo judaico.
- Mas eu não sei como se faz isso.
- Não se preocupe. Para isso existe o “Yated Neeman”.
***

- Perdão se questionamos você assim, com tanta pressão. Mas entenda, antes de você muitos estiveram aqui e prometeram coisas parecidas, mas depois da conversão eles abandonaram quase tudo com o que se comprometeram aqui.
- Não, não. Eu me coloco com as mais sérias intenções.
- O problema é que eles também disseram que se colocavam com as mais sérias intenções...
- Mas eu realmente me coloco com toda a seriedade. Veja, eu afirmo explicitamente:  eu realmente pretendo, com toda a seriedade, aceitar para mim o jugo da Torá e das mitsvot.
- Está bem. Mas e quanto o resto que você prometeu? Como podemos estar 100% seguros de que você é mais sério do que eles? Entenda, isso não é engraçado.
- Eles disseram que mandariam os filhos para uma instituição sefaradi?
- Disseram.
 -Disseram sem reclamar?
- Disseram.
- Falaram da “hashkafá” (visão de mundo) lituana?
- Falaram.
- Falaram mesmo, mesmo?
- Falaram mesmo, mesmo.
- E vocês contaram para eles que também precisariam ouvir somente os rabinos daqui, estudar somente pelos livros daqui e se vestir do jeito que vocês querem?
- Com certeza.
- E o que eles responderam?
 -Eles responderam o que você fala, que as suas intenções eram as mais sérias.
- Falaram mesmo, de verdade?
- Falaram mesmo, de verdade.
- Falaram do “Yated Neeman”?
- Falaram. Com certeza.
- Prometeram choque e surpresa e tudo isso?
- Prometeram tudo.
- Se é assim, então não é preferível que vocês abram mão de todas essas exigências e fiquem somente com a aceitação do jugo da Torá e mitsvot?
- Deus nos livre. Nem levamos isso em conta.
- Então não precisa!! Vou me converter em outro lugar.
- Impossível!! Qualquer outra conversão é uma sabotagem ao vinhedo de Israel!!!

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