domingo, 9 de maio de 2010

A comunidade reformista do Chile após o terremoto

Comunicado do movimento judaico reformista em prol da mais antiga comunidade judaica do Chile, na linda cidade costeira de Valparaíso (ao lado de Viñas del Mar), que sofreu muito com os terremotos recentes no Chile.
Caro Amigo da WUPJ (União Mundial pelo Judaísmo Progressista)
O terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Chile em 27 de fevereiro devastou uma congregação histórica, a Sociedade Israelita Max Nordau, em Valparaíso. Esta congregação sefardi, fundada em 1916 por imigrantes da Turquia, a mais antiga congregação judaica no Chile, é filiada à União Mundial pelo Judaísmo Progressista desde 2007.
Embora, felizmente, não houve mortes ou feridos graves entre a congregação (duas crianças sofreram traumas psicológicos e estão sendo tratadas), o edifício da sinagoga foi completamente destruído. O congregante Ovadia Valencia, que faz parte do Corpo de Bombeiros Voluntários Judeus “Bomba Israel”, resgatou os Sifrê Torá e outros objetos rituais da congregação. No entanto, a maioria dos móveis e do resto dos bens da congregação não puderam ser salvos.
Talvez o mais trágico é que uma senhora de 85 anos, que cuidava da sinagoga e vivia no local, perdeu sua casa. Susana Albahari é neta do rabino fundador da congregação, o rabino Salomon Albahari. Ela foi resgatada pelo Sr. Valencia, fisicamente ilesa mas em estado de choque, e agora está morando temporariamente em um pequeno quarto a dois quarteirões da sinagoga destruída. A senhora Albahari tem poucos recursos próprios e é dependente do apoio de outros membros da congregação.
A congregação alugava o seu espaço, que agora está em reparos. Por causa dos recursos limitados da congregação, a compra de um novo espaço não é uma opção. Em vez disso, a congregação precisa encontrar uma outro espaço para alugar - uma tarefa ainda mais difícil pela falta de imóveis disponíveis para alugar em Valparaíso. Enquanto eles procuram um novo lar para a sua congregação, seus membros realizam os serviços religiosos nas casas das pessoas. Um novo lar para a congregação significará também um novo lar para Susana Albahari.
Valparaíso é o principal porto do Chile, localizado a cerca de 120 km a noroeste da capital Santiago e abriga segunda maior comunidade judaica do país. A congregação de Valparaíso é uma das três congregações no Chile afiliadas à WUPJ. As outras duas são a Yakar e a Ruaj Ami, ambas localizadas em Santiago. As duas congregações de Santiago, mais distantes do epicentro do terremoto, tiveram bastante sorte por não sofrerem grandes danos.
A WUPJ criou um fundo para ajudar a congregação de Valparaíso a cobrir os custos do aluguel e passar para uma nova instalação, bem como para auxiliar a senhora Albahari. As contribuições iniciais já foram recebidas de generosos membros da WUPJ. Por favor, considere a possibilidade de contribuir tanto quanto possível para este fundo.
Há uma série de maneiras pelas quais você pode contribuir:
(1) Fazer uma contribuição online com seu cartão de crédito, clicando aqui (em inglês). Coloque “Chile Relief” na caixa onde se lê “description” (descrição) e o valor (em dolares) de sua doação na caixa onde se lê “unit price”.
(2) NOS EUA: Telefone para a WUPJ (nos EUA), número 212-452-6530, para fazer uma doação via cartão de crédito. Indique que sua doação é para “Chile Relief”.
(3) NOS EUA: Envie um cheque nominal à WUPJ, com “Chile Relief” na linha de nota, a World Union for Progressive Judaism, 633 Third Avenue, 7th Floor, New York, NY 10017.

Todas as contribuições são dedutíveis nos termos da lei e serão alocadas em sua totalidade para o fundo, sem qualquer dedução de custos administrativos. A WUPJ vai administrar o fundo e as receitas de transferência para a congregação em Valparaíso, conforme necessário. Nós temos pessoas em atuação no Chile para se certificar de que todos os fundos serão gastos de forma eficaz em favor das necessidades da congregação.
Esta é também uma excelente oportunidade para você envolver a sua congregação na ajuda a outra congregação no exterior.
B'shalom,
Rabino Gary M. Granatoor, Vice-Presidente, Filantropia
Jerry Tanenbaum-Bretton, Presidente da Força-Tarefa Yad B’Yad

Nenhum comentário:

Postar um comentário