quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vice Primeiro Ministro Dan Meridor: insatisfeito com as relações entre o Estado de Israel e o Movimento Conservador
Kobi Nahshoni, 04/02/2010, jornal Haaretz (em hebraico)
Tradução: Uri Lam
O vice primeiro ministro de Israel, Dan Meridor, reuniu-se na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, com os líderes do Movimento Conservador dos Estados Unidos, que estiveram em uma visita relâmpago em Israel por conta do que definiram como “a deterioração das relações entre Religião e Estado”. Meridor, que estava certo de que a conversa havia permanecido entre quatro paredes, disse que também ele está insatisfeito com o modo como o governo israelense trata o Movimento Masorti/Conservador, e acrescentou: “Eu me solidarizo com vocês. Se eu pudesse, mudaria o status-quo (das relações Religião-Estado). Se na Knesset o voto fosse secreto, não tenho dúvidas de que a posição de vocês teria a maioria dos votos. Não há igualdade religiosa em Israel, é preocupante, mas não há como mudar esta situação devido às restrições políticas”.
Para dar um exemplo disso, Meridor destacou que o Estado não autoriza casamentos civis, e protestou: “É uma loucura que quem não pode ou não quer se casar pelo rabinato precise ir ao exterior para se casar. Graças a Deus não havia um Rabinato Oficial quando Rute a moabita quis se unir ao povo de Israel”.
Um dos eventos que agitou o mundo judaico nos últimos meses foi a detenção de Nofrat Frankel, da organização “Mulheres do Muro”, por empunhar um Sefer Torá envolvido em um talit no setor superior do local sagrado. “Fico muito incomodado com o que houve no Kotel (Muro das Lamentações)”, expressou o ministro, manifestando sua solidariedade, “transformaram o Muro em uma sinagoga, mas o Kotel não deve ser uma sinagoga. É um local nacional. O que aconteceu com o Kotel tem afastado as pessoas”. O vice primeiro ministro afirmou que na mesma semana do incidente ele estava no local e inclusive conversou sobre o tema dos locais sagrados com o rabino do Kotel, mas este vê as coisas de modo diferente daquele de Dan Meridor.
Conservadores: "A atitude conosco é humilhante"
Os membros da delegação conservadora advertiram na reunião que as relações entre Religião e Estado em Israel estão prejudicando as relações com os judeus americanos. “Israel é importante para nós”, afirmou o líder da Federação Judaica de Nova Jersey, Bill Lipsey, “somos sionistas, há muitos anos apoiamos os governos de Israel e suas agendas políticas, mas chega, a água já subiu e alcançou a alma. É inadmissível que nossos rabinos não sejam reconhecidos aqui, que nossas conversões não sejam respeitadas aqui, que os movimentos não ortodoxos em geral – e o Movimento Conservador em particular – sejam tratados aqui de modo discriminatório e humilhante. Se em algum país do mundo uma mulher judia fosse detida porque desejasse cumprir uma mitsvá, todos nós, em todos os cantos dos Estados Unidos, iríamos nos manifestar diante da sua embaixada. Não daríamos descanso a eles. Mas aqui em Israel, em um dos locais sagrados de Israel, no Kotel, que simboliza tanto para todos nós, uma mulher judia é detida por um policial judeu, no Estado judeu, só porque ela queria cumprir uma mitsvá, envolver-se em um talit”.
O diretor geral da Fundação Masorti pelo Judaísmo Conservador, David Lissy, afirmou ao final da reunião: “Estamos decepcionados. Nós nos reunimos com o vice primeiro ministro de Israel e eis que aprendemos que a liderança oficial do Governo de Israel é incapaz de solucionar um problema tão grave e doloroso que oprime tanto ao judaísmo dos Estados Unidos”.
O diretor geral do Movimento Conservador em Israel, Yizhar Hess, acrescentou: “Estou convicto de que os dirigentes políticos israelenses ignoram o terremoto que atinge as relações entre Israel e os judeus americanos. A discriminação continuada, humilhante, ultrajante e muita vezes mal intencionada aos judeus não ortodoxos em Israel alcançou um ponto de rompimento. Israel não pode ser o único país no mundo ocidental onde não há liberdade de culto para os judeus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário