quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rabina Sara Hurwitz ou Rabinas Ortodoxas Saem do Armário
Sejam bem vindas!!! 




Nos Estados Unidos, Sara Hurwitz, que há um bom tempo vem realizando funções rabínicas no Hebrew Institute de Riverdale, em Nova York, havia recebido o título "armariesco" de Maharat - um acrônimo hebraico que significa "líder espiritual e legisladora em assuntos da Torá". Uma complicação somente para não se apresentar o que ela realmente é: uma rabina ortodoxa.
Mas em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, o rabino Avi Weiss, líder espiritual do Hebrew Institute e mentor de Hurwitz, admitiu que a sigla não pegou e que Hurwitz passará a ser chamada formalmente de Rabá Sara Hurwitz - ou seja, Rabina Sara Hurwitz.
Diz o comunicado: "Isso esclarecerá para todos que a Rabina Sara Hurwitz (na foto) é um membro de pleno direito de nossa equipe rabínica, uma rabina com a qualidade adicional da voz de uma mulher diferente".
Sara Hurwitz concluiu exatamente o mesmo curso de formação e passou pelas mesmas avaliações que seus colegas homens ortodoxos para receber sua Semichá, o título que lhe dá o status de Rabina. O programa de estudos por ela cumprido é o mesmo dos estudantes homens da Yeshivá ortodoxa Chovevei Torá em Riverdale, fundada e liderada pelo rabino Avi Weiss.
Kol Hakavod, Rabina Hurwitz!!! Quem sabe agora as últimas comunidades liberais a não admitirem rabinas, mulheres que leiam na Torá nem contem no minian, sintam-se mais à vontade para dar este passo. Não que fosse preciso que os ortodoxos o fizessem para que liberais se dessem conta de que mulheres podem ser rabinas. Mas não se justifica não aceitar que vivemos um momento diferente na história judaica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário