segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

There must be another way - trecho do documentário
espero que gostem. traduzi abaixo, para que todos entendam:-)
 
Na casa de Achinoam Nini (Noa), Noa (de cabelo crespo) e Mira Awad (de cabelo liso) cantam juntas, com Gil Dor ao violão, um trecho de "We can work it out" dos Beatles.
Gil Dor (compositor, no violão): "Depois de alguns anos, me lembrei de repente que os Beatles eram áchla lehaká (uma banda demais, baita banda)!!! na prática, escreveram umas tantas canções que não eram más :-) Então quisemos fazer um dueto de We can work it out, dos Beatles!
Miri Awad: "Eu estava com pressa para ir até o supermercado, o supermercado ao lado da minha casa, quando recebo um telefonema: 'Alo?' 'Shalom Mira, não sei se você me conhece, eu me chamo Achinoam Nini...' - comecei a rir na hora!!!"
Noa: "O que eu deveria dizer? 'Shalom, aqui é Achinoam Nini, barurrrr (é óoooobvio) que você me conhece?' Eu não ia dizer isso, não, não, não!!!"
Miri: "Você não era obrigada a acrescentar barur, mas 'Shalom, aqui fala Achinoam Nini', e deu!" (...) então nos encontramos imediatamente, você se lembra? marcamos na hora, prá mais dois dias..."
Noa e Miri cantam juntas em estúdio, em hebraico e em árabe.
Miri: "Bom, as conversas [para o Eurovision] foram direcionadas para a Achinoam, e ela insistiu muito para que eu dividisse o palco com ela, e eu sou muito grata a ela por isso."
Gil Dor: "E enquanto isso acontece, começa a guerra em Gaza..."
Noa: "Isso foi uma tristeza. O timing do convite... realmente foi muito difícil.Eu não estava com humor prá me alegrar com nada. Não era de jeito nenhum um tempo de se alegrar. Eu entrei em depressão profunda desde o instante em que começou esta operação, desde que começou até o fim, e eu ainda ... estou passada, como se diz."
Mira: "No momento em que havia esta união, de continuar este dueto que começou há oito anos, e continuou com uma canção que escrevi para uma gravação minha, e continua mais e mais e mais, já é uma outra visão - não é só a questão da viagem para o Eurovision, trata-se do que nós duas continuamos a fazer juntas, e é isso o que nós fazemos juntas até agora."
Noa e Miri cantam juntas em concerto pela paz em Sevilha, Espanha.
Noa: "Recebemos diversas críticas que receberam muita atenção da mídia, e a grande emoção que a nossa atuação juntas demonstrava, para a nossa tristeza, não recebeu nenhuma, nenhuma nota. Nós deliberadamente buscamos não escrever canções do tipo 'Shalom, Salam... (Mira: "com as mãos assim...") Shalom...' porque não é...' (Mira: 'Iofi tofi...') Nós tentamos, de verdade, entrar com o o Gil Dor a fundo na questão, o quanto fosse possível, no issue, nos temas que estão por baixo dos clichês e dos slogans, agarrá-los com as duas mãos, e amassá-los [como a massa do pão, para dar liga] e colocá-los dentro do coração. Esta é a nossa perspectiva. E eu acho que todas as canções que escrevemos juntas - Gil, Mira e eu - em todas elas tem esta mensagem, e nós estamos muito emocionados por levá-las diante do público e apresentá-las."

Nenhum comentário:

Postar um comentário