domingo, 13 de dezembro de 2009

Rabino Menachem Froman doa livros do Alcorão a aldeia palestina de Yasuf, como forma de reparação dos danos causados por vândalos na semana passada
Uma delegação de judeus de Gus Etzion, na Cisjordânia, levou hoje exemplares novos do Corão para a aldeia palestina de Yasuf, dois dias depois que vândalos atearam fogo em tapetes e livros sagrados pra os muçulmanos em uma mesquita no local. O ato foi liderado pelo rabino Menachem Froman, ele próprio um ativista de direitos humanos, que se encontrou com moradores da aldeia perto de posto de verificação. O rabino teve que aguardar muitas horas para que o Exército israelense concedesse permissão de passar. Esta foi a forma, mais do que digna, de demonstrarem a condenação ao ato de vandalismo, cometido pouco antes do início do último Shabat e véspera de Chanucá, para reporem os livros queimados.
Menachem Froman é um rabino ortodoxo ashkenazi, fundador do movimento Gush Emunim e rabino-chefe de Tekoa, na Cisjordânia. É um conhecido pacifista e negociador próximo a lideres religiosos palestinos tanto da Fatah quanto até mesmo do Hamas. Promove o diálogo inter-religioso judaico-islâmico como instrumento de promoção da paz entre israelenses e palestinos.
Como se vê, em Israel há todo tipo de combinação possível - graças a Deus, algumas delas em favor da paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário