domingo, 20 de dezembro de 2009

Olá, sou Timothy Lemm. Você é neto do meu tio avô?
Há alguns anos, houve uma brincadeira em torno do meu sobrenome com amigos do e-group Pletz - hoje muito mais do que um grupo virtual, muitos deles se tornaram amigos pessoais há mais de 10 anos, entre eles o Pletz-Mor Gustavo Erlichman:
"Lam? Você não é judeu, é chinês!"
Entrei na internet e de fato, encontrei uma família Lam inteira chinesa, boa parte vivendo nos EUA e Canadá.
Mas tive uma surpresa: em um site de genealogia, alguém buscava por Aizik Lam. Aizik Lam? Mas é o meu avô! Meu avô, quem diria, não está hoje somente no céu - sua lembrança é uma benção - mas também um pouco mais embaixo, na nuvem da internet!
Na época mantive algum contato com minha "nova" parente, uma mulher divertida chamada Gwendolyn Young, dos EUA - para onde de fato foi parte da família Lam, fugida da Bessarábia (na época uma parte da Romênia). Outros Lam foram para o Brasil e para o Chile, e destes, vários descendentes imigraram para Israel.
Esta curiosa história ficou meio esquecida nos últimos anos. Até hoje, quando me escreve um certo Timothy Lemm e pergunta, direto: "Você é neto do meu tio avô?" O tio avô dele é o meu avô Aizik - logo, o avô dele, Yaakov, foi meu tio-avô paterno. Gwendolyn é sobrinha de Timothy.
Hoje, 18 de dezembro, meu velho novo primo comemora 48 anos de vida. Pensei em cumprimentá-lo com um mazal tov, mas a esta altura ele não entende mais o que é isso. Desejei Happy Birthday ao primo Tim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário