domingo, 25 de outubro de 2009

Novo projeto da Kehilat Bircat Shalom, Kibutz Gezer

Há poucos minutos recebi do meu amigo Hernan, chaver do Kibutz Gezer, o primeiro video de um novo projeto que iniciou-se na sinagoga da Kehilat Birkat Shalom (aqui, o link da Kehilat Birkat Shalom em inglês). Isto faz parte de um projeto muito mais abrangente.

Por um lado, há uma demanda enorme de olim chadashim da América Latina radicados em Ramla - cerca de 20 minutos do kibutz -  para se envolverem mais com uma vida judaica religiosa no clima das comunidades  liberais. A dificuldade é que muitos deles ainda não dominam o hebraico, tampouco falam inglês, e não havia quem os orientasse na sua própria lingua.

Por outro lado eu sabia que, a partir do segundo ano de formação rabínica, deveria atuar junto a uma das comunidade judaicas reformistas de Israel. Eu ainda não sabia, mas já estava feito o shiduch:-)

Passei a me reunir com o Hernan e a Carolina, chilenos que fizeram aliá e escolheram  Gezer como a sua casa. Também tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da rabina Miri Gold à frente da Birkat Shalom. Nos últimos anos a rabina Miri tornou-se muito conhecida por sua luta em prol das comunidades judaicas reformistas e conservadoras israelenses e suas lideranças, no intuito de serem tratadas pelo governo de Israel com os mesmos direitos que as instituições ortodoxas do país.

Uma das idéias sugeridas foi gravar videos que pudessem ser veiculados na internet. O objetivo era alcançar centenas de olim que não tinham como participar das atividades e encontros no Kibutz, bem como mostrar o trabalho para quem quisesse assistir e apoiar, no mundo inteiro.

Decidimos então gravar o piloto. Agora, alguns meses depois, ao terminar de assistir ao vídeo no You Tube, entendi quanta gente está comprometida e envolvida: toda a comunidade Birkat Shalom, o HUC por meio do meu estágio em práticas rabínicas, o movimento judaico reformista, e principalmente os olim de Ramla.

Não tenho idéia de onde isso chegará, mas já sou muito grato a todos aqueles que me apoiaram e me incentivaram a participar deste belo projeto. Que sejamos todos merecedores dele.

Shavua tov!

Nenhum comentário:

Postar um comentário