sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Novo livro de orações em memória de Itzchak Rabin Z´l
No próximo domingo, 14 de Cheshvan pelo calendário judaico, completam-se 14 anos desde o assassinato brutal do primeiro-ministro israelense Itzchak Rabin, quando saía de um comício pela paz em Tel Aviv. A rede de ensino Amit (link em hebraico), de orientação dati leumi (religiosa sionista), produziu um sidur específico para o data da morte de Rabin, conferindo-lhe um sentido religioso. 
O sidur Ktov Zot Zicaron (Escreva isto em lembrança), baixado gratuitamente (em hebraico, inclui trechos de salmos a partir das iniciais do nome de Rabin, estudos da Mishná, uma oração pela paz de Israel e outra, declarando amor a Israel, além de versículos bíblicos em alusão ao assassinato. Segundo o diretor geral do colégio, Dr. Amnon Alder, o objetivo de produzir o sidur é pedagógico, para ensinar que nenhum judeu deve jamais testemunhar novamente uma mão ser erguida contra o Estado de Israel – lembrando que Rabin foi assassinado por um extremista judeu, até hoje preso em regime de prisão perpétua.
"No colégio Amit”, afirma o diretor, “acreditamos ser o nosso dever proclamar em alto e bom tom a  voz pedagógica sobre o dia do assassinato do primeiro-ministro. Esta não é uma memória histórica, mas um significado pertinente à nossa vida compartilhada na sociedade israelense em todas as suas cores, o país que pertence a todos nós, apesar de todos os conflitos."
O sidur também inclui uma nova oração, escrita com o intuito de servir como antídoto para o ódio e a animosidade que antecederam os dias do assassinato de Rabin. A Tefilá Leahavát Habriot (Oração pelo Amor às Criaturas) enfatiza a importância e a aceitação do mandamento bíblico de amar ao seu vizinho, ao seu próximo, ao outro que vive ao seu lado, como a si mesmo.Cabe lembrar que houve aqueles que fizeram orações místicas pedindo a morte de Rabin, dados os avanços que o primeiro-ministro vinha exercendo na direção de um acordo de paz com os palestinos, o que incluiria o reconhecimento de um Estado palestino em Gaza e Cisjordânia. Sem dúvida que isso incitou pessoas desequilibradas a  tentar matar o primeiro-ministro - uma delas conseguiu, e atrasou o processo de paz até sabe lá Deus quando. Abaixo, a oração.
 תפילה לאהבת הבריות

אלוהינו ואלוהי אבותינו, תהא נא תפילתי זו לעילוי נשמת ראש הממשלה, יצחק בן רוזה רבין, מקובלת לפניך. ובזכות תורתי ותפילתי ותחנוני יישב עם ישראל בארץ ישראל לבטח, בשלום ובשלווה. תפרח תורתנו וירבו זכויותינו, ונהא אוהבים זה לזה, ויהיו כל ישראל חברים. והריני מקבל על עצמי לקיים מצות "ואהבת לרעך כמוך" השקולה כנגד כל התורה כולה .שלום רב על ישראל עמך תשים לעולם, כי אתה הוא מלך אדון לכל השלום. וישמע בבית ישראל קול ששון וקול שמחה. לישועתך קיויתי ה' אלוהי.

Nosso Deus e Deus de nossos antepassados, peço que a minha oração seja para elevar a alma do primeiro-ministro Yitzhak Ben Rosa Rabin e que seja aceita diante de Ti. E graças às minhas súplicas, orações e agradecimentos, que o Povo de Israel esteja com toda certeza estabelecido na Terra de Israel em paz e tranqüilidade. Que a nossa Torá prospere e se multipliquem nossos direitos, que amemos uns aos outros, e que todos os do povo de Israel sejam amigos. Comprometo-me a aceitar para mim a condição de cumprir a mitsvá “E amarás ao próximo como a ti mesmo”, que equivale a toda a Torá. Que Tu tragas para sempre paz abundante sobre todo Israel, porque Tu és Soberano, o Senhor de toda paz. E irá se escutar na casa de Israel voz de felicidade e voz de alegria. Aguardarei por Tua redenção, Eterno, meu Deus.

Shabat shalom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário