quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009



o mundo segundo Ovadia Yossef
Para o Shas é possível o casamento civil em Israel – basta se declarar não- judeu
Para participar de uma coalizão com o partido Israel Beiteinu, de Avigdor Liberman, o líder espiritual do partido Shas, rabino Ovadia Yossef (sim, o mesmo que disse que votar em Liberman era como votar em Satã) propõe uma solução que não deve em nada para as suas declarações excêntricas desde sempre: quer casar-se no civil? Por favor! O rabino propõe uma solução conciliatória haláchica (segundo as leis judaicas): basta que os noivos se declarem impróprios para um casamento judaico – em outras palavras: que se afirmem não-judeus. A proposta é apoiada pelo rabino-chefe sefaradi Shlomo Amar. Como ninguém havia pensado nisso antes?
a notícia completa (em hebraico), está no link http://www.politico.co.il/article.asp?rId=1513

Uma solução condizente com a decisão se sentar ao lado daquele que, segundo o rabino Yossef, representa o coisa ruim, como diria a Tia Anastácia.

Tia Anastácia, à direita, atrás do grande sábio, o Visconde de Sabugosa
Com isso o Shas “resolve” o problema de cerca de 300 mil casais – e o Estado debita da conta cerca de 300 mil judeus da população judaica de Israel - 5% a menos de judeus por aqui.


Que linda Chupá! ué, cadê o casal?
Por estas e outras, Tzipi Livni, do Kadima, pensa em fazer uma coalizão com o partido de Liberman e deixar o Shas de fora da Knesset. Difícil dizer, mas creio que dos males, talvez seja o menor. Talvez seja possível Tzipi domar a fera Liberman em seu afã anti-árabe, mas não sei o quanto é possível Bibi Netanyahu, do Likud, domar a fera Shas em seu afã anti todos os demais judeus que não sejam discípulos de Ovadia Yossef.

Enquanto isso, no excelente programa de humor Éretz Nehederet (Terra Maravilhosa), o país ri (para não chorar) dos nossos fanáticos e uma caricatura de Shalom Chanoch canta "Mashiach ló bá, Mashiach gam ló messamês (Mashiach não vem, nem enviará SMS - torpedo).

Benvindos a Israel, esta Eretz Nehederet!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário