Anúncio de cessar-fogo unilateral por Israel
Agora Ehud Barak diz que a partir das 2 da manhã (10 da noite, horário de Brasília), Israel inicia o cessar-fogo unilateral. No entanto o Hamas deve continuar com seus ataques. Se isso continuar, o Exército de israel reagirá. Não se saiu à guerra a toa, à guerra se sai somente quando é extremamente necessário, pois os resultados são sempre terríveis, mas há limites para a paciência. Elogia o trabalho das forças aéreas e em terra, e do serviço de inteligência, que fizeram seu trabalho de forma perfeita - não há como eles, pois o Hamas recebeu um duro golpe. Lamenta que 1.200 palestinos morreram, mas enfatriza que entre eles foram mortos centenas de terroristas do Hamas.
Barak fala o nome de cada soldado que morreu em combate, e de cada habitante de Israel que foi morto por mísseis ou morteiros. Não há preço para cada pessoa que morreu: cada pessoa é um mundo em si mesmo. Deseja aos feridos força e coragem. Comenta que foi feito todo o possível para não atingir habitantes civis em gaza, e que se o Hamas não os utilizasse como escudos humanos, muitas mortes poderiam ter sido evitadas. Mais de meio milhão de telefonemas foram feitos aos habitantes para que se afastassem do local de guerra, além de milhares e milhares de folhetos lançados pelas forças aéreas com a mesma advertência.
Elogia as famílias dos soldados, que não dormiram e cerraram os dentes, o que ao contrário de enfraquecer os soldados, lhes deu forças para continuarem em sua missão. Os cidadãos que eram atacados e passaram seus dias em abrigos antiaéreos deram forças à missão, e a esperança de se retornar a uma vida no estado de Israel em paz e segurança.
Sobre Gilad Shalit: estamos concentrados em trazê-lo de volta para casa. Ainda não há notícias sobre isso, mas ele promete que irão trazê-lo são e salvo para casa.
Agradece ao pimeiro ministro Olmert e à premier Tzipi Livni, em nome de cada cidadão do país. Gostaria de que não houvesse mais guerras, mas Hamas, Hizbolá, Síria, Irã, ainda não permitem que isso ocorra.
E sempre se fará o que é necessário para que todo cidadão israelense tenha o que todo cidadão do mundo merece: paz e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário