Sábios, cuidado com as palavras
Li hoje um Interessante artigo de Shabetai Kor, jovem de 27 anos, sobre determinadas maneiras como alguns lidam com uma situação de guerra como a que vem ocorrendo em Gaza e redondezas. Está publicado no jornal isralense Maariv, mas só em hebraico.
Atualmente morando em Iafo, Kor escreveu sua autobiografia “Nahag Chadash” (algo como “Nova Direção” ou “Novo Motorista”), em que conta sobre seu processo de Ietsiá besheelá (sair para questionar), em sua saída da sociedade charedi (ultraortodoxa), em contraposição ao conceito de chozer betshuvá (voltar à resposta ou ao arrependimento), referindo-se àqueles judeus laicos que decidem se tornar ortodoxos.
Em resumo, o articulista conta sobre como alguns rabinos charedim garantem aos seus seguidores que não serão atingidos pela guerra em Gaza e nas cidades israelenses ameaçadas pelos mísseis e morteiros palestinos, desde que continuem cumprindo as mitsvot, os preceitos religiosos ordenados por Deus. O autor questiona se aqui está se falando de um milagre ou de irresponsabilidade.
Alguns rabinos chegam a dizer: “Quem sabe seja um acerto de contas vindo do Céu? Quem sabe os mísseis Kassam vêm para nos indicar sobre a terrível profanação do nome de Deus que ocorreu em nossas cidades durante as eleições?”. Quem diz isso é rabino de uma yeshivá e morador da cidade de Netivot, alvo constante de mísseis e morteiros. Outro rabino, de Ashdod, sugere que se leiam os Salmos e assim não será preciso abandonar a cidade, pois estarão protegidos. Outro ainda garante que não cairão mísseis em um moshav no sul, pois ali eles respeitam a shemitá, ou seja, o descanso sabático da terra, o que protege a região.
Após enumerar exemplos de atentados em centros ortodoxos – como na yeshivá Mercaz Harav, matando diversos jovens estudantes religiosos, ou em Mumbai, Índia, na sede do Beit Chabad, o autor arremata afirmando que durante uma guerra de verdade não há quem escape do terror: nem judeus religiosos, nem habitantes árabes israelenses.
Conforme ensinaram nossos sábios do Talmud: "חכמים, היזהרו בדבריכם".
“Sábios, cuidado com as palavras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário