Atentado homofóbico a centro de reunião de jovens em Tel Aviv, Israel
Ontem à noite (sábado) 2 jovens assassinados, 14 feridos
Toda a sociedade israelense, de políticos da direita à esquerda, de religiosos ultra-ortodoxos a humanistas, condenaram este crime de ódio em plena Tel Aviv. Atentado terrorista sim, perpetrado contra uma parcela da população israelense. Abaixo, a manifestação do movimento reformista em Israel - que eu assino embaixo.
no dia 12 de Av, o assassino prorrogou em mais alguns dias a tristeza de 9 de Av.
Declaração do Movimento Judaico Progressista/Reformista de Israel
2 de agosto de 2009 / 12 de Av 5769
Em nome da comunidade judaica progressista (reformista) em Israel, queremos expressar o nosso choque absoluto com relação ao recente assassinato em Tel Aviv. Nós dobramos nossas cabeças em condolências por estas duas jovens vítimas cujas vidas foram brutalmente ceifadas no último sábado à noite. Nós nos unimos à profunda tristeza dos familiares e da comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) israelense. O fato deste assassinato chocante ter ocorrido contra uma inocente reunião de jovens torna mais profunda a dor e o choque.
A possibilidade do assassinato ter sido um crime de ódio eleva a nossa consciência de que a discriminação contra a comunidade GLBT vem aumentando em decorrência do estímulo odioso e de opiniões primitivas na sociedade israelense. Apesar de momentos de grandes conquistas na luta para evitar a intolerância, a Comunidade GLBT em Israel infelizmente conhece incontáveis momentos em que precisa lidar com as dores do estímulo e da incitação ao ódio explícito, e à completa rejeição. Esta difícil tragédia intensificou a necessidade urgente de um combate conjunto contra este fenômeno sórdido e ameaçador.
Neste momento difícil, as comunidades judaicas progressistas/reformistas israelenses se colocam orgulhosamente junto aos membros da comunidade GLBT em Israel. Nós estamos aqui para proporcionar a esta comunidade apoio público, educacional e espiritual. Conclamamos aos rabinos e membros das nossas comunidades a participar das homenagens em memória dos que foram mortos e a dar suporte aos feridos. Estaremos presentes às manifestações que ocorrerão após estes trágicos assassinatos. Esperamos que esta participação demonstre o nosso compromisso de construirmos juntos uma sociedade mais tolerante, na promoção do respeito a todas as pessoas.
Nossos corações estão junto aos jovens mortos e feridos no último sábado à noite e nossos lábios irão proferir orações durante os próximos dias, com os versos do profeta Isaías: “Eles não ferirão nem destruirão lugar algum em Meu Sagrado Monte.” (Isaías 11:9)
Anat Hoffman
Diretora Executiva, Centro de Ações Religiosas de Israel (IRAC/Mercaz Lepluralism)
Rabino Gilad Kariv
Diretor do Movimento do Judaísmo Progressista/Reformista em Israel